domingo, 29 de junho de 2014

BOLO FRAPÊ

bolo frape

 

14 colheres de sopa de farinha de trigo

11 colheres de sopa de açúcar

4 colheres de sopa de óleo de girassol

200 ml de leite de coco

1 colher de sopa de fermento químico

 

Massa de chocolate para fazer o mesclado:

Separar metade da massa e adicionar 3 colheres de sopa de chocolate em pó, misturar bem.

 

Montagem:

Colocar a massa branca na assadeira e adicionar a massa de chocolate em cima.

Levar ao forno por aproximadamente 30 minutos.

 

Cobertura (Fany Kobashi Miyashiro)

1 barra de chocolate sem leite

2 colheres de sopa de chocolate em pó

3 colheres de sopa de açúcar

2 colheres de sopa de crème vegetal sem leite (ou margarina)

1 pacote de chocolate granulado

200 ml de leite de coco ou leite vegetal

Preparo:

Picar o chocolate e reservar. Adicionar o leite de coco ao chocolate em pó, açúcar, crème vegetal e levar ao fogo mexendo sempre até engrossar (de 10-15 minutos).
adicionar o chocolate picado e desligar o fogo. Mexer bem para derreter o chocolate.

Pão de massa mole

58231_576095579096312_1482616626_n
Ingredientes:
5 xic de água morna;
1 xic de óleo;
2 ovos;
1 xic de açúcar;
1 colher de sal
1 kg de farinha de trigo;
2 fermix.
Preparo:
Bater os ingredientes, exceto a farinha, no liquidificador. Coloque a farinha num recipiente e acrescente a massa, incorporando bem. Coloque em formas de bolo inglês e deixe crescer, dobrar de tamanho. Asse até dourar.
Obs.: rende muito, uma receita rendeu 4 pães iguais ao da foto e outro menor. Meia receita rende 02 pães

sábado, 28 de junho de 2014

Rocambole salgado

rocambole

 

2 ovos

5 batatas grandes

3 colheres de sopa de farinha de trigo

1 colher de becel ou de azeite

sal a gosto

leite vegetal (aos poucos para dar o ponto, sem amolecer)

 

Modo de fazer:

Cozinhar bem a batata e fazer um purê usando leite vegetal ou leite de soja.

Unte uma forma de aluminio ou de vidro e forre o fundo com esse purê. Assim, irá para o forno, como se fosse um bolo, porém sem recheio.

Desenforme em cima de um pano de prato (atenção, não pode estar muito quente)!

Coloque o recheio de preferência e vá enrolando aos poucos.

Coloque no forno para aquecer um pouco antes de servir.

 

Bom apetite!!

Longe de casa por mais de uma semana...

Por Marília Pinheiro

Origem: Fortaleza- Ceará

Destino: Florianópolis e Balneário Camburiú - Santa Catarina

10501508_1522793334615911_1100132077_n

Saímos de Fortaleza dia 03 de Março de 2014 com destino a Santa Catarina, onde viveríamos 8 dias de merecidas férias em família. Fomos eu, meu esposo, nosso filho (5 anos, alergia mediada para leite e ovo), nossa filha (2 anos, alergia não-mediada para leite e soja) e minha irmã. Foram também um casal de amigos com seus dois filhos. Conheceríamos primeiramente Balneário Camboriu, a cidade sede do famoso Parque Beto Carreiro Word, onde passaríamos 5 dias; e no 6º dia sairíamos para Florianópolis, ficando por lá até a partida de volta pra casa. Portanto, seriam duas hospedagens diferentes, duas vezes "montar /desmontar acampamento" , e isso talvez foi o que mais me estressou: reembalar alimentos (congelados/ descongelados/ comprados) , rearmazenar roupas (usadas reaproveitáveis/ usadas inutilizadas/ não-usadas tudo separadinho na mala) e todos os utensílios e eletrodomésticos, não esquecer nada no hotel etc.

É claro que cansou antes ainda de sairmos de Fortaleza, não é moleza fazer mala de duas crianças, pensar nas roupas, remédios e alimentos, no "plano B" caso a pequena não aceitasse as refeições preparadas, preparar cada refeição para embarcar e de forma bem condicionada que resistisse a tantas horas de transporte, selecionar antecipadamente os locais onde eu compraria os alimentos restantes, enfim... mas a motivação de levar meus filhos para conhecer um lugar mágico como Beto Carreiro, além de todo enriquecimento cultural, compensaria qualquer trabalho.

Importante conhecer dados do lugar onde você vai, isso é básico para viagens com criança, seja alérgica alimentar ou não. Saber se vai estar frio ou quente para programar que tipo de roupa usar, levar roupas sobressalentes para possíveis acidentes como xixi no pijama, chuva, enfim... Mas para nós, mães de alérgicos, há informações cruciais, como saber previamente os locais de pronto-atendimento de profissionais de saúde, não apenas para os acidentes, como para pequenas viroses ou infecções. Uma boa dica é manter fácil os números de telefone dos seus médicos anotando inclusive os códigos de discagem, pois na hora da emergência o nervosismo atrapalha muito.

Também tive muito suporte de amigas das duas cidades visitadas (grupos do Facebook) que me ajudaram com os locais onde encontrar alimentos, bem como os melhores hospitais e clínicas.

O vôo (tanto de ida como de volta) durou mais de 6 horas, incluindo espera de quase 1 hora e meia no aeroporto de Brasilia. Chegando em Floripa, alugamos um veículo e partimos para Balneário. Chegamos no Hotel às 8h da noite, após 15 horas da partida, mas as térmicas felizmente conservaram bem as refeições congeladas, não perdi praticamente nada. Foram 1 isopor térmico e 1 bolsa térmica. A intenção era levar ambas como bagagem de mão, mas como era minha primeira experiência de transportar perecíveis em avião, não sabia se a empresa aérea iria permitir, portanto, fixei um aviso em cada térmica com a frase "Frágil, alimentação de criança com alergia alimentar". Não coloquei muito gelo, só algumas polpas de fruta congeladas, bem ensacadas (cuidado importante para evitar vazar líquidos durante o vôo). Feito o check-in embalamos cada térmica com plástico de proteção (Protec Bag), servindo como um reforço a mais contra vazamentos. Mas faça isso, apenas depois do check-in pois lá eles querem olhar o interior da bolsa/isopor.

 10503772_1522793411282570_1198773345_o

Outra precaução importante foi levar um laudo assinado por nosso alergologista, atestando a alergia alimentar e a necessidade de uma alimentação diferenciada.

Importante também não esquecer de separar a quantidade certa de refeições até a chegada no hotel, em local acessível (e não apenas nas bolsas térmicas já embaladas). Se houver risco de anafilaxia (como é o caso do meu filho) aconselho levar adrenalina auto-injetável na bolsa de mão também, se possível juntinho a você, pois se o pior acontecer nas alturas, fica difícil descer num hospital. Para almoço e janta da minha caçula separei cada refeição numa marmitex, preparadas dois dias antes da partida e congeladas de imediato. Quanto mais tempo no freezer maior a durabilidade até o degelo. Já meu filho mais velho poderia fazer as refeições principais nos restaurantes, pois ele já tolera traços. Além disso, fiz algumas opções de lanche para ambos: biscoitos caseiros, bolo de chocolate, algumas variedades de pães, pizza, sanduiche de pão caseiro. 10515023_1522793421282569_754611707_n

Alguns equipamentos foram imprescindíveis levar de casa: o liquidificador, onde eu batia o leite (hidrolisado hipoalergênico) com frutas; e o grill , utilizado para aquecer os lanches do frigobar e até para assar carnes e batatas palito.

Tanto em Florianópolis como em Balneário encontrei bons supermercados com opções permitidas para as alergias dos meninos, como biscoitos, iogurtes de soja, comida pronta conservada à vácuo, além de frutas, batatas palito etc. Além disso, comprei o básico para manter uma pequena copa, como bucha de lavar louça, detergente, papel toalha etc.

O frigobar ficou bem apertadinho pra tanta coisa, mas deu certo. No entanto, fica de alerta para viagens por períodos maiores, onde se faz necessário produzir comida fresca no hotel ou encontrar serviço confiável na cidade.

Quanto a estrutura dos Hotéis:

Em Balneário, ficamos no Rieger. Muito bem localizado, o apartamento era grande,com dois quartos, um deles suíte com banheiro próprio, mais outro banheiro na sala, e uma pequena copa. O único defeito era o tamanho da copa. A cuba ficava imprenssadinha dentro de um armário, não havia espaço para pôr louça lavada, tudo se molhava. Outro desgosto que tive também foi relacionado ao serviço de alimentação para alérgicos. Achei péssimo! Como já mencionei, meu filho já pode comer traços, então provavelmente houvesse algum pão, ou biscoito apropriado pra suas restrições naquele banquete de café da manhã. Até porque havia uma mesa específica para celíacos e diabéticos, e normalmente conseguimos aproveitar alguns itens. Porém nenhum funcionário do restaurante soube me informar quanto aos ingredientes dos produtos, nem mesmo acesso aos cozinheiros eu tive. A coordenadora do restaurante nem sabia o que era alergia alimentar, não se mostrou nem um pouco receptiva às minhas necessidades, não procurou saber, não se mostrou interessada e ainda foi um tanto antipática. Bem diferente de alguns hotéis que costumo frequentar no Ceará, onde o serviço de café da manhã manda providenciar de um dia pro outro o iogurte de soja que ele gosta. Enfim, no mais, o conforto e os serviços restantes eram muito bons.

Já o Hotel de Floripa se sobrepôs no quesito conforto, manutenção e até estética: Hotel Ingleses Acquamar. Quanto ao serviço de alimentação especial não tenho o que criticar, tampouco elogiar...dessa vez não me interessei em buscar atendimento alimentar deles. Eram duas suítes, ambas com banheiros, sala com uma copa perfeita, com muito espaço na bancada e nos armários, e uma varanda com uma vista belíssima para a Praia dos Ingleses.10490265_1522793387949239_1731336935_n

Ambos hotéis tinham microondas na copa, e antes do uso sempre bom higienizar contra contaminação com alérgenos.

Mas saindo finalmente desse departamento alimentar, queria recomendar demais o turismo em Santa Catarina. Se eu pudesse mudar alguma coisa nessa viagem, eu inverteria os dias de estadia: passaria apenas 3 dias em Balneário e 5 em Florianópolis. É suficiente 2 dias para conhecer o parque Beto Carreiro (sem crianças, 1 dia talvez baste). O outro dia seria para conhecer as praias de Balneário, o Parque Unipraias, aproveitar as atrações radicais do parque, a vista do bondinho, fazer uma linda foto nos mirantes... Acredito que não seja preciso mais que 3 dias pra ver tudo isso. Já em Floripa, existe um mundo de passeios e infelizmente não conseguimos aproveitar no pouco tempo que lá passamos.

10512129_1522793441282567_1814989611_o

10416721_1522793447949233_1927241172_n

10455480_1522793427949235_1372768562_n

No geral, foi uma viagem memorável, encantei-me com a organização e segurança das cidades, com a beleza da paisagem (lembrou-me um pouco a geografia carioca), a educação e simpatia da população... deixou um quê de "quero mais", um dia voltaremos!

Disney e Ana Laura

Passamos 10 dias na Disney e logo no primeiro dia Ana Laura teve uma reação alérgica com derivado de leite no hotel All Star Sports com um frango, a pessoa que nos atendeu não fez o procedimento correto e eu sem experiência acabou acontecendo, foi o único ocorrido depois descobrimos que o padrão e eles chamarem o chefe ele vem tira as dúvidas com vc e ele mesmo prepara a comida e entrega nas suas mãos, tem que tomar cuidado com os restaurantes brasileiro também por que eles não tem a mesma preocupação antes de sentar se informe se eles tem comida para pessoa alérgica, fui em um que fiquei com muita raiva peguei um garços que não tava muito afim de me ouvir e tiara as dúvidas ficava só dizendo que a comida já estava toda pronta,teve outro restaurante brasileiro que quando a comida chegou eu confirmei com ele se não tinha nada com leite e ovo ele saiu correndo pra falar com o chefe e teve que levar a comida embora pôs o chefe avia preparado na frigideira suja de outras coisas, dentro da Disney e tranquilo com relação aos ingredientes todo lugar que vende qualquer tipo de comida tem o livro com os ingredientes tem até picolé de morando que uma delícia sem leite, o único problema e com a poeira senti cheiro de mofo em vários brinquedos, nós últimos dias Ana teve uma crise feia de bronquite o bom e que descobri que onde vc estiver até no hotel vc pode chamar a emergência que eles vão até vc. Não precisei chamar mas fomos na emergência do parque e lá eles examinaram ela. Uma dica Que não fala bem inglês e bom viajar com um papel em inglês explicando sobre as alergias de uma forma simples pra usar em restaurantes e um mas detalhado para emergências . No carro antes de colocar as crianças deixe o aquecedor ligado por 10 minutos pra matar os ácaros que ficam dentro do ar condicionado. No final Ana melhorou e voltamos tranqüilos! Não tivemos problemas com os remédios dela e nem com os lanches na chegada descobri que vc pode entrar com biscoitos e sucos de caixa na volta também levamos suco de laranja e passamos com ele, eles só fizeram um teste e liberaram o suco dela.

10478877_745345208860352_668134360_n

Família toda reunida ..

10472241_745348932193313_1011516504_n

Se divertindo muito Alegre

 

10490340_745348148860058_1824198313_n

Infelizmente quando chegamos ela teve várias reações alérgicas, não sei se ela estava mas sensível? Nessa foto o olho começou a incha por que eu estava com visita e a minha amiga deu banana pra filha e a Ana foi ajudar minha amiga a jogar um casca de banana no lixo só que a minha amiga esqueceu que ela tem alergia a banana e deixou ela pegar na casca.

10484384_745349882193218_1250240612_n

sexta-feira, 27 de junho de 2014

UMA VERDADEIRA BOMBA !!!

10476402_651237324971987_3656196100826448503_n

Massa

Ingredientes:

150ml de água

2 colheres de sopa de azeite de oliva

1 xicara rasa de farinha de trigo

2 ovos batidos

1/2 colher de chá de essência de baunilha

 

Preparo :

Em uma panela misture o azeite e a agua e ferva, após a fervura peneire a farinha e cozinhe a massa até formar uma bola , coloque a massa em uma vasilha e espere uns 10min até esfriar , ai junte os ovos e a baunilha, e bata em batedeira.

Com um saco de confeitar ou máquina de churros faça linhas de massa de mais ou menos 10cm de comprimento em uma assadeira untada com óleo.

Asse em forno baixo pré aquecido até as bombas começarem a rachar.

Depois de assado abra as bombas, e volte elas para o forno desligado.

 

Recheio

Ingredientes :

1 vidro de leite de coco

1 vidro de agua

1/2 xicara de açúcar

1 gema

1 colher de sopa de maizena ( bem generosa )

 

Modo de preparo :

misturar o leite de coco, a água e o açúcar e ferver até o açúcar derreter tudo, ai tira do fogo e adiciona a gema peneirada, mexendo rápidamente, depois adiciona a maisena diluída em água, e mexe até virar creme

 

Cobertura

Ingredientes :

40 gramas de chocolate pode ser ouro moreno

3 colheres de leite de coco

Modo de preparo :

derreter chocolate em barra no micro,ai depois de derretido misturar 3 colheres de leite de coco.

Daí é só monta , use o creme amarelo ainda mole , fica mais fácil de montar … BOM APETITE….

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Sonho

sonho

 

Massa:
1 sachê de fermento p/ pão(10g)
6 colheres de sopa de açúcar
1/2 copo de óleo (copo de 250 ml)
1 colher de sobremesa rasa de sal
450ml de água morna
5 1/2 copos(+/-)de farinha de trigo


Coloque na bacia primeiro os secos: fermento,3 copos de farinha de trigo, açúcar, sal. Acrescente os líquidos: água e o óleo. Misture tudo e sove muito bem, acrescentando aos poucos a farinha de trigo. Sove bem a massa até desgrudar das mãos.Volte a massa para bacia,tampe com filme plástico e deixe descansar por 20 minutos. Modele igual bolinhas ( só que não muito grande) Deixe crescer e frite em foto baixo...um a um...


Creme do sonho: (recheia 5 sonhos desta receita)
1 vidro e 1/2 de leite de coco (300 ml)
1/2 xícara de açúcar
1 colher de farinha de trigo
1 colher de amido de milho
1 colher de essência de baunilha
1 gema


Preparo:
Em uma panela misturar 1 vidro de leite de coco (200 ml) + açúcar, levar ao fogo, até levantar fervura. O restante 1/2 vidro de leite de coco (100ml), misture com farinha e amido de milho , gema, misture bem, jogue na panela junto com o leite de coco que já mornou, continue mexendo até engrossar.
Ponto de mingau, mas bem consistente, até desgrudar do fundo da panela.
Leve para gelar. Depois recheie o sonho.

Brigadeiro da Grasielli

 

10477826_455969321207408_265977058_n 10472226_455969177874089_209305338_n10487661_455969487874058_1946115144_n

Ingredientes:

200g de chocolate em Barra sem leite

2Colheres de cACAU em pó

3 colheres de açúcar

2Colheres de creme vegetal

1pct de granulado

200 ml de leite de coco

Modo de fazer: Colocar em uma panela o leite de coco, o cacau em pó, o açúcar e o creme vegetal e deixar engrossar ( até que vc veja o fundo da panela ao mexer) Derrete no micro o chocolate em barra e mistura no creme que acabou de fazer, mexe bem e deixa esfriar por completo, se quiser pode por na geladeira. Fica ótimo para enrolar. Aí é só passar no granulado (sem leite)

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Biscoitinhos de Coco - Karina Campo

1010442_562438353795368_1312761411_n
Ingredientes:
3 colheres de coco ralado Sococo (coloquei o umido)
3 colheres de açúcar
2 colheres de Becel
9 colheres bem cheias de farinha de trigo Dona Benta
1 ovo
1 colher de fermento Dona Benta
Misture tudo numa travessa, faça bolinhas ou use cortadores de biscoitos e coloque numa forma untada para assar. Deixei uns 15 minutos em forno quente. Pode tirar assim que dourar pouquinho, pq eles endurecem depois que esfriam.

terça-feira, 24 de junho de 2014

Suflê de Cheiro Verde

936972_3039063831738_1677898545_n

Receita:
04 ovos
meio maço de cheiro verde picadinho
01 cebola médica picadinha
03 tomates picados (sem as sementes)
05 colheres de farinha de trigo
azeitonas picadas
1/2 colher de chá de sal
01 colher sopa de fermento em pó
01 xícara de café de óleo
Bater as claras em neve;
Misturar os demais ingrediente numa vasilha e as gemas tbm e por último incorporar as claras em neve;
Colocar nas forminhas untadas e enfarinhadas;
Assar em forno 180 C por 20 a 25 min

segunda-feira, 23 de junho de 2014

CAROLINAS ..

 

20140623_13344720140623_14075520140623_142646

MASSA

INGREDIENTES

3 colheres de sopa de margarina

1 pitada de sal

1/2 colher de açúcar

1 copo de água

1 xícara de farinha de trigo

3 ovos

MODO DE PREPARO

Coloque em uma panela, a água, o açúcar, o sal e a margarina até ferver

Retire do fogo e misture a farinha de trigo de trigo, tomando o devido cuidado para não empelotar (dar bolinhas)

Tendo a mistura homogênea, leve então ao fogo até que a massa solte do fundo da panela

Retire novamente do fogo e espere amornar para colocar os ovos (não coloque na massa quente, senão os ovos cozinham antes de misturar, ficando pedaços de ovo na massa)

Coloque a massa em um tabuleiro no formato de gotas (carolina) ou tiras (bomba)

Não coloque muito perto

 

RECHEIO

INGREDIENTES

400 ml de leite de soja

3 colheres de açúcar

1 colher de café de baunilha

2 colheres bem cheias de sopa de maizena

1 gema

 

MODO DE PREPARO

cozinhar um mingau bem firme

 

COBERTURA

INGREDIENTES

8 colheres de sopa de glaçúcar

2 colheres de sopa de água

 

MODO DE PREPARO

levar no fogo até ferver , colocar sob a carolina ainda quente .

 

MONTANDO

depois de assar deixe esfriar , quanto isso faça o creme para rechear ..

recheei bem as carolinas ..

leve ao fogo a cobertura e coloque em cima das carolinas , deixe secar e desfrute ..

 

 

 

 

 

 

 

Bolo de banana integral

383520_3098030625304_1030325483_n

Ingredientes e modo de preparo
1/2 xic de oleo
4 ovos
4 bananas
2 xic de acucar (coloquei demerara)
Bater no liquidificador
2 xic aveia em flocos finos (bater antes no liquidificador para virar farinha)
1 xic farinha de trigo integral
Misturar
1 colher (cha) de fermento
Assar em 180o 35-40 min.

domingo, 22 de junho de 2014

Goiabinha caseira


1014156_10151719886929904_596951849_n

Ingredientes:

200g farinha de trigo (350ml aprox)
60g de açúcar (50 ml aprox)
80 g de Becel (6 col de sopa aprox)
1 ovo (ou misturinha 2 col de sopa de óleo2 col de sopa de água e 1 col de chá de fermento)

Modo de preparo :
Misture farinha, açúcar e becel até formar farofa. Adicione o ovo/misturinha.
Divida a massa em 4 porções e coloque uma porção por vez dentro de um saco plástico cortado para poder abrir com a ajuda de um rolo (sem que a massa grude em tudo). - v foto
Abra o saco, recheie com fatias de goiabada (preferimos com fatias finas) e dobre a massa com a ajuda do saco (preferimos massa fina aqui).
Após enrolar a goiabada na massa, corte em fatias (do tamanho que quiser) e asse m forno pré-aquecido a 180oC por cerca de 30 min)

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Festa do Arthur na escola .

 

10390023_10203136642752371_3794485871843685983_nPARABÉNS PARA A MAMÃE VIVIANE PELO CAPRICHO ..

 

10268600_10203136642392362_7341956761112696875_nBOLO COBERTO COM PASTA AMERICANA ARCOLOR

10310671_10203136636312210_6736671064882896897_nPREPARADO COM MUITO AMOR PARA CADA CRIANÇA  .. TENDO  BATATA MCCAIN , PIZZA  E EMPADA RECEITAS ABAIXO DE TODAS AS FOTOS .

10365782_10203136644672419_165425578257054507_nUVAS

10367817_10203136641752346_8596400305438646471_nMOUSE DE CHOCOLATE DA ORGRAN , MISTURA COM ÁGUA SEM LEVAR AO FOGO , BATER AO MIXER E ACRESCENTAR CHOCOLATE PICADO ( OURO MORENO )

 

 

EMPADA SEM GLUTEN, LEITE, OVOS, SOJA E OLEAGINOSAS.

Ingredientes:

2 xic de mistura de farinha sem glúten (Mix pan Schar)

1 colher de sobremesa de substituto do glúten ( orgran)

Sal a gosto gua o suficiente para misturar e dar liga. ( aproximadamente 1 xic)

Modo de fazer:

Misture ingredientes secos com a água. Prepare uma bancada e espalhe um plástico filme, sobre a superfície. Amasse e abra a massa com a ajuda de um rolo Corte com a ajuda de um cortador a massa para as empadas. Preencha com o recheio a gosto ( usei carne moída refogada) Unte uma forma e disponha as empadas. Asse em forno pré aquecido a 180graus por 30 min.

 

PIZZA DE FRANGO:

Para o molho:

Ingredientes: 3 Sobrecoxa de frango Vinagre ( aproximadamente 2 colheres de sopa) 1 cebola 1 tomate 1 dente de alho Palmito Azeitona Orégano Sal a gosto Modo de fazer: Tempere o frango com sal e vinagre, reserve. Refogue a cebola e alho, acrescente o frango e deixe dourar. Quando já estiver refogado, acrescente o tomate picado sem pele Por último acrescente o palmito picado, azeitona e o orégano. Para a massa: Ingredientes: 1 pact de preparo para pizza sem glúten ( orgran) 250ml de água Ou 1 xic de farinha de arroz 1 xic de mistura de farinha sem glúten ( schar) 1 batata inglesa ralada Sal a gosto 1 colher de sopa de azeite de oliva 1 colher de sobremesa de fermento químico 250ml de água Preparo: Misture os ingredientes secos e por ultimo 250ml de água. Unte uma forma para pizza, média, e espalhe a massa com a ajuda de uma colher. Pré aqueça o forno a 180 graus por 15 min Espalhe o recheio já frio, sobre a pizza e leve ao forno por 25min aproximadamente. Obs: se usar a mistura pronta para pizza, espalhe a massa com a ajuda de um rolo.

terça-feira, 17 de junho de 2014

Fubá no Formigueiro


10487750_877152772314245_35883426_n

Receita e foto da nossa AMIGA Rosa Taís .

Ingredientes :


3 ovos
1/4 xícara de óleo
1 xícara de água (250ml)
1 e 1/2 xícara de açúcar demerara

Bater no liquidificador.

Acrescentar:


1 xícara de farinha de arroz
1 xícara de farinha de fubá
1/2 xícara de polvilho doce
1 colherinha de chá de CMC
1 colher de sopa rasa de fermento químico


Misturar chocolate granulado na massa com auxílio de espátula.
Forno médio por 35 minutos.


Bom apetite!

Consulta Pública da Anvisa #poenorotulo

Amigos a Anvisa inciou a consulta pública pra que se crie uma normatização de rótulos no país. Isso é de suma importância pra que pessoas com alergias alimentares tenham mais segurança ao consumir alimentos industrializados. Por favor gastem 5 minutos do seu dia preenchendo o cadastro.

Saiba mais sobre a norma:
http://portal.anvisa.gov.br/wps/content/anvisa+portal/anvisa/regulacao+sanitaria/assuntos+de+interesse/consultas+publicas/assuntos+de+interesse/consultas+publicas+em+andamento/2014060529

O link para participar é:
http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=16061

BORA PARTICIPAR MINHA GENTE !!!!

domingo, 1 de junho de 2014

Pão coringa sem glúten

pão coringa 1pão coringa

INGREDIENTES
Mistura do Fermento:
· 1½ xícara de água ou leite ou alternativas ao leite
· 4 colheres de sopa de mel
· 2 tabletes de fermento biológico fresco
Mistura Seca:
· 3 xícaras de farinha sem gluten
· 1½ colher de chá de CMC ou goma Xantana
· 4 colheres de chá de fermento químico em pó
· 1 colheres de chá de sal
Mistura úmida:
· 2 colheres de chá de vinagre de maça ou suco de limão
· ¼ xícara de azeite de oliva
· 2 ovos grandes (ou Chia e outros substitutos de Ovos)
INSTRUÇÕES
1. Em um copo de medidas meça e aqueça o leite (ou o liquido que escolheu) até uma temperatura morna – nem quente nem fria ao toque. Coloque o mel e o fermento por ultimo. Misture e deixe descansar por aproximadamente 10 minutos.
2. Misture os ingredientes secos e reserve.
3. Misture os ingredientes úmidos na batedeira e misture por um minuto. Acrescente a mistura do fermento e misture por mais um minuto.
4. Acrescente a mistura seca aos poucos e bata na velocidade média por cerca de 3 minutos – até incorporar a farinha. A massa vai estar grossa e pegajosa, mas ainda meio liquida.
5. Unte a forma com farinha sem glúten e azeite. Acrescente a mistura e usando uma espátula alise a superfície.
6. Pré-aqueça o forno à 200 graus Celsius. Observe para que a massa fique no máximo até a metade da forma. Acima disso ela vai derramar durante o tempo e forno.
7. Durante o aquecimento do forno deixe a massa descansar próximo ao calor dele. É importante observar para que a massa não cresça além do necessário, apenas até dobrar de tamanho. Não deixe a massa ultrapassar a linha da assadeira, caso contrário ela irá derramar no forno. Tempo de aquecimento do forno de aproximadamente 20 min.
8. Cozinhe por aproximadamente 30-45 minutos, dependendo do forno. Caso a casca escureça muito rápido cubra com papel alumínio até terminar o tempo de forno.
9. Remova o pão do forno e deixe esfriar por 3-5 minutos antes de desenformar. Aguarde esfriar completamente antes de fatiar.

PARA PIZZA:
1. Despeje a massa numa forma de pizza – deixe bem fina – e asse por aproximadamente 15 min. Se ficar muito grossa, abra a massa em dois e recheie. Ou, faça pequenos discos numa pedra de pizza ou assadeira – tamanho de mini pizza – bem finas e asse por 15 minutos.


créditos: http://alittleinsanity.com/soft-gluten-free-sandwich-bread-recipe/

Disponibilizado no Viva sem Glúten (facebook)

Dicas: Patricia Lombardi