quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Brigadeiro

Receita de Marilia Pinheiro

CREME-BASE (p/ brigadeiro,beijinho,recheios)
CREME BASE


300ml de leite de côco (1 vidrinho e ½ ducôco ou socôco);
100 ml de água (aproveite o vidrinho esvaziado do leite de côco, assim utiliza o restinho que ficou na embalagem);
160g de açúcar (aproximadamente 1 xícara de chá);


Põe esses 3 ingredientes numa panela em fogo alto(01 e 02), até que fervam (03) (não precisa mexer, deixa que o açúcar vai diluir sozinho). Quando ferver, abaixe o fogo e deixe lá por uns 15-20 minutos, até que esse creme ganha uma cor mais escura (04) (não precisa mexer nunca). Pronto, desligue o fogo, e deixe esfriar lá mesmo, pois é nessa mesma panela que você finalizará a próxima etapa (brigadeiro, beijinho ou recheio), e as receitas destes virão em seguida...

 

BRIGADEIRO DE COLHER

brigadeiro de colher
1 receita do "Creme-Base"
2 colheres de sopa (rasas) de amido de milho
2 colheres de sopa de cacau em pó
1 colher de sopa de chocolate em pó
1 colher de chá de essência de baunilha
Chocolate granulado  Dori para decorar

Com o "creme-base" já frio (ou morno, se estiver muito quente solidifica a maizena, e arruina a receita), você retira um pouco (aprox. 6 colheres sopa) desse creme para uma tijelinha ou copo, acrescenta ali as colheres de maisena. Mexe bastante até que vire uma pasta totalmente homogênea. Então vc volta essa mistura na panela com o creme e adiciona o chocolate em pó, o cacau e a essência de baunilha, e mexe (sem parar) em fogo alto (cerca de uns 5 min). Quando vc começar a ver o fundo da panela, abaixe o fogo e continue mexendo, sempre e em todo o fundo da panela, para não criar bolas. Com mais uns 5 min (vai depender do tamanho da panela e da potência do fogo) vai dar o ponto do brigadeiro de colher. Distribuir nos copinhos, acrescentar os granulados e conservar em geladeira.
Rende aproximadamente 25 unidades



BRIGADEIRO TRADICIONAL (DE ENROLAR)
brigadeiro
1 receita do "creme-base"
1 receita do "brigadeiro de colher"
½ receita do bolo de chocolate (receita em seguida)
Faça tudo como no brigadeiro de colher, porém deixe um pouco mais de tempo no fogo brando, mexendo sempre, até que o brigadeiro fique mais consistente (pode levar mais uns 10 minutinhos em relação ao brigadeiro de colher. Desligue o fogo, e com a mistura ainda quente acrescente bolo esmigalhado, mexendo bem até homogeneizar. Faça as bolinhas com as mãos untadas em óleo ou com luvas culinárias, e os envolva com os granulados. Conservar em geladeira. Rende aproxim. 80-100 unidades.
Rende aproximadamente 80 unidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS AMIGAS DA ALERGIA AGRADECEM SEU COMENTÁRIO

http://amigasdaalergia.blogspot.com